quinta-feira, 28 de abril de 2011

O verdadeiro Amor

 Um dos meus textos esquecidos no fundo da gaveta!


Namoro é um aprendizado do amor.Mas , afinal , o que é amar? Temos uma noção falsa do que é amor nos dias de hoje.
Amar não é gostar; gostamos das coisas amamos as pessoas. Se ao estra ao lado de uma pessoa você treme de paixão e lhe diz "eu te amo", esteja certo que isso é uma mentira, pois a tremedera é sinal de que quer saciar o seu ego desejoso de prazer.
Isto não é amar é paixão que por sua vez é egoista. Amar é mais que isso, pois não satisfaz a si mesmo. Amar não é apoderar-se do outro para satisfazer-se , amar é dar-se ao outro para completá-lo. E para isto é preciso que haja renuncia por parte dos dois.Quando estamos insatisfeito, queremos agarar tudo tudo aquilo que nos falta, e isto não é amar. Assim o amor morre em suas mãos.
Só começamos a comprender o que é amar, quando a nossa vontade de fazer o bem ao outro for maior que a nossa necessidade de toma-lo para nós mesmos.
Para amar de verdade, é preciso uma longa preparação, porque somos egoistas.Se não aprendemos de verdade a amar, poderemos construir um relacionamento onde as paredes seram oscilantes e frageis, não aguentando o peso de um telhado.
As paixões sensiveis da adolescencia não são o autentico amor, mas a pertubação de um jovem que encontra diante de si muitas novidades.
Amar é dar-se assim nos ensina Michel Quoist.
Mas não podemos dar o que não temos. Primeiramente precisamos nos possuir, nos conhecer verdadeiramente, para depois nos entregarmos ao outro.
Amar não é ser fisgado por alguem, possuir alguem, ou ter feição sensivel por ele, ou mesmo rende´-se a alguem.
Amar é livre e consciente, dar-se a alguem para completa-lo, isso é amar, isso é amor. Amar é uma decisão tomada não apenas pelo coração mas também pela razão.O nosso egoismo pode se tornar nosso maior inimigo.
A autencidade do amor se verifica pela cruz, pela doação total pelos irmãos, todo amor verdadeiro traz sinais de sacrificio.É através deste sinal que indentificamos um falso ou verdadeiro amor.Não  amor sem renuncia.Foi isto que Jesus nos ensinou: "Amai-vos uns aos outros como eu vos amei" (Jo15,12).



Claudia E. Sousa 

31/08/2009    

Nenhum comentário:

Postar um comentário